terça-feira, 31 de julho de 2012

Dia do Padre!



HOMENAGEM AOS FREIS : 
FREI JESÚS MARIA , FREI ALBERTO, FREI JOSÉ LUIS  E FREI PEDRO PELA ORDENAÇÃO SACERDOTAL E PELO DIA DO PADRE


O Sacerdócio visto por São João Maria Vianney (Santo Cura d’Ars):
“Se tivéssemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por trás da vidraça, como vinho misturado na água”. “Devemos considerar o padre quando está no altar e no púlpito como se fosse o próprio Deus.”
“Oh! como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse morreria… Deus lhe obedece: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu.”
“Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre. “Quem a preparará para comparecer perante Deus,lavando a alma pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O padre, sempre o padre. E se alma vier a morrer, quem a ressuscitará, quem lhe dará a calma e a paz? Ainda o padre.”
“O Sacerdote não é para si, mas para vós…”
“Quem recebeu vossa alma à sua entrada na vida? É o sacerdote. – Quem a sustenta para dar-lhe a força de fazer sua peregrinação? O sacerdote. – Quem há de prepará-la para se apresentar diante de Deus, purificando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote.”
“E se a alma morrer quem há de ressuscitá-la? Ainda o sacerdote. – Não há benefício alguma de que vos lembreis sem ver logo ao lado desta recordação a figura do sacerdote. – O sacerdote tem as chaves dos tesouros celestiais; é o procurador de Deus, é o ministrador de seus bens.”
“Só no céu compreenderemos a felicidade de poder celebrar a Missa.”
“O padre não é para si. Não dá a si a absolvição. Não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós.”
“Se um padre vier a morrer em conseqüência dos trabalhos e sofrimentos suportados pela glória de Deus e a salvação das almas não seria nada mal.”
“O Sacerdote só será bem compreendido no céu… Se o compreendêssemos na terra, morreríamos,  não de pavor, mas de amor.” “Se não fosse o padre, a morte e a Paixão de Nosso Senhor de nada serviriam.” “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.”
Com esses pensamentos de S. João Maria Vianey queremos parabenizar os nossos sacerdotes pelo dia do padre. Que SANTO AGOSTINHO, os acompanhem em seus ministérios! PARABÉNS!
  

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Ofício Divino das Comunidades


A Rede Celebra na Paróquia São Pedro

A Rede Celebra todos os anos organiza um curso intensivo de liturgia e teologia. Este ano, comemorando os 50 anos da Sacrosanctum Concilum, Constituição do Concilio Vaticano II sobre Liturgia, primeiro dos documentos aprovados para a renovação da Igreja, tivemos a sorte de sediar em Fortaleza este evento desde o dia 16 até o dia 23 de julho. Foram dias intensos refletindo sobre o Concilio e a relação da constituição da Liturgia com outros documentos fundamentais.

Dentro da programação o dia 21 foi dedicado à missão, partindo os mais de cem participantes a diferentes lugares, paróquias e comunidades em serviço eclesial. A paróquia São Pedro ganhou quatro missionários, como já tínhamos programados desde a passada assembleia de dezembro, para nos introduzir na riqueza espiritual da Igreja: o Ofício Divino.

Este sábado nos juntamos no centro pastoral de N. Sra. das Graças umas 70 pessoas, os que além de dar os nomes, acudiram desde cedo a participar. Tal vez eu seja suspeitoso de elogiar a simplicidade e profundidade desta formação, por isso peço aos participantes que possam pôr a seguir, neste blog, sua experiência, tanto na convivência, no aprendizado e na oração.

Aprendemos o que é o Ofício, a importância como oração oficial da Igreja, os passos para santificar as deferentes horas do dia, umas orientações litúrgicas ricas, claras e uma vivencia profunda de oração singela e gratificante.

O lado teórico e de treinamento da parte da manhã, animada e dinâmica pela obra e graça dos orientadores: Leonardo, Rosânia, Lucilia e Pe. Fr. Teles Ramon, teve o ponto alto na celebração do lucernário, já na capela de Nossa Senhora das Graças, devidamente organizada para este evento. Silencio, simplicidade, oração profunda... todo um presente para que participou.

Damos graças à rede Celebra por esta iniciativa, por nos ajudar, e esperamos continuar nossas formações, não para saber, mas para praticar nas comunidades, rezando o Ofício Divino.
Se você que esta lendo participou do encontro, deixe seu testemunho para nos enriquecer e animar.
Pascom
Fotos Kelly



segunda-feira, 2 de julho de 2012

MENSAGEM PARA FREI JOSÉ LUIZ IGEA


                                        

FREI JOSÉ LUIZ IGEA, Você foi para junto do Pai. Deixou-nos saudades e uma lição de vida maravilhosa.Você sempre será nosso presente de DEUS, agradecemos pela sua vida e por termos tido a oportunidade de conviver e partilhar de tamanha generosidade e amor, um Agostiniano, humilde, sábio, pai , irmão um exemplo de vida e santidade. Temos certeza de que cumpriu a sua missão como Sacerdote, amigo, orientador espiritual, mestre... Há muito não conheço outro igual. Passou pelas nossas vidas deixando marcas inesquecíveis. Neste momento agradeço a Deus por ter feito parte da minha história e da minha família. Você sempre estará presente em nossos corações. 
Saudades Eternas ... Lucimar Carrijo- Franca-SP


APROVEITAMOS PARA CONVIDAR PARA A MISSA DE 7º DIA, NO SÁBADO,  07 DE JULHO, AS 19H, NA CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.